alfajor, bolo, doces

Alfajor Uruguaio: Melhores Marcas

Se tem um lugar no mundo onde o alfajor é ainda mais popular do que na Argentina, esse lugar é o Uruguai. O doce composto por duas camadas de biscoito, por recheio de doce de leite e cobertura de chocolate ao leite, é uma unanimidade no país e é mais famoso do que o chocolate uruguaio propriamente dito.

 

Alfajor Uruguaio: origem e principais marcas  

O alfajor é um doce criado na Espanha, com forte influência árabe, e muito comum entre os países sul-americanos de colonização espanhola, entre eles, o Uruguai. Por essas bandas latinas, o doce é muito popular também no Chile, Peru e, claro, na Argentina.

A massa do alfajor é preparada com farinha de trigo, ovos, maisena, além de margarina e mel, e se assemelha a uma massa de bolo. É a maciez dessa massa que vai dar todo o toque final do alfajor. Ela é dividia em duas camadas e é tradicionalmente recheada com doce de leite, podendo haver variações de recheio. Por fim, o bolinho recheado é coberto por chocolate ao leite, ou branco, e está pronto para ser degustado.

 

Alfajor Punta Ballena

A Punta Ballena é uma marca especializada em alfajores e possui diversas versões da guloseima em seu catálogo de produtos. São cobertos por chocolate ao leite, chocolate branco, com recheio de creme de amendoim e até mousse ao invés do tradicional doce de leite. Também podem ser encontrados com outras adaptações da receita original.

A empresa nasceu em 1983, a partir de uma confeitaria artesanal, e apenas 4 anos depois já possuía 50% do mercado de alfajores no Uruguai. Após décadas de sucesso associando seus produtos com marcas e personagens famosos através de licenças exclusivas, a marca cresceu ainda mais e ampliou os seus negócios internacionalmente. Hoje possui até mesmo uma fábrica na vizinha Argentina, na cidade de Quilmes.

Em 2007, a Punta Ballena aumentou o seu portfólio de produtos, lançando chocolates em barra, na versão branca e ao leite. A marca também lançou no mercado os bombons Play Love e os Bocaditos, uma espécie de bombom em formato gota, recheado com o tradicional doce de leite uruguaio.

No Brasil, os alfajores da marca podem ser encontrados em lojas online como a Karamell Store ou no Mercado Livre.

 

Alfajor de Las Sierras de Minas

O Alfajor de Las Sierras de Minas é o mais antigo alfajor uruguaio. É produzido nas versões chocolate, merengue e uma versão sem cobertura, só com as camadas de massa e o recheio de doce de leite.

A marca é bem comum e famosa por lá e pode ser encontrada com facilidade nos supermercados do país.

 

Alfajor Nativo

Os alfajores da marca de doces e guloseimas Nativo estão entre os mais famosos do Uruguai. Além disso, podem ser encontrados em qualquer supermercado. São versões clássicas e também com combinações especiais, até as versões Premium.

A marca possui uma loja online, mas infelizmente só tem entregas para o próprio Uruguai. Se você conhece alguém que esteja indo visitar o país, aproveite para pedir um de presente.

 

Pollo y Pico

Quem poderia imaginar que um dos melhores alfajores do Uruguai é feito em uma avícola (granja de criação de frangos)? Isso mesmo! A loja Pollo y Pico, que nem tem um site oficial, produz alfajorres de forma extremamente artesanal e é responsável por arrebatar o coração de turistas de todo o mundo.

No site Tripadvisor, onde viajantes dão notas e escrevem comentários sobre lojas, bares, restaurantes e pontos turísticos de todo o mundo, o alfajor da Pollo y Pico é citado como “o melhor alfajor uruguaio”. Além disso, vem embalado individualmente numa charmosa caixinha azul, que leva as cores da avícola.

Ficou curioso para provar essa iguaria artesanal? Infelizmente, você vai precisar voar até a capital Montevidéu e visitar a loja localizada nas proximidades do bairro Pocitos. Lá é o único local onde o alfajor é vendido.

 

Chocolate Uruguaio Haas

A Haas é uma empresa uruguaia que não produz alfajor, mas tem uma imensa linha de chocolates no mercado local, fabricando tabletes, torrones, ovos de Páscoa, bombons com licores e chocolates do tipo Premium. Além ainda de uma linha de chocolates sem açúcar, voltados para pacientes diabéticos. A marca também é bem popular no Uruguai e pode ser encontrada em supermercados e lojas do segmento de doces.

E, então, você sabia que o Uruguai tinha tanta tradição quanto no mercado de alfajor?

Conheça também outras curiosidades sobre chocolates de outras partes do mundo. Leia nossos posts sobre chocolate italiano, chocolate belga e chocolate russo.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *