chocolate artesanal

Chocolate Artesanal – Conheça as Melhores Marcas

 

O movimento de produção do chocolate artesanal vem crescendo fortemente no Brasil. Intitulado como “do grão à barra” (originalmente bean – to – bar), este tipo de produção leva a sério a qualidade do cacau escolhido.

Sendo assim, a cada dia surgem novos micro-empreendedores com suas receitas exclusivas de deliciosos chocolates.

Considerando isto, se este tipo de produção desperta o seu interesse, então confira a seguir o nosso artigo completo sobre chocolate artesanal.

Assim, descubra como ele é feito e quais são as melhores marcas neste segmento.

 

Como é feito o chocolate artesanal?

 

A produção do chocolate artesanal é feito em 6 passos bem simples, mas que requerem dedicação e cuidados para obter um produto de qualidade. Sendo assim, confira os passos a seguir:

 

  • Primeiro passo: Colheita e torra: O cacau é colhido nas fazendas e, em seguida, tem sua amêndoa retirada e fermentada. Depois de secas, segue o procedimento de torra. No entanto, as amêndoas vão para os fornos caseiros para serem torradas de acordo com a temperatura e o tempo ideal para cada produção de cacau.

 

  • Segundo passo: Tritura: Depois que as amêndoas já estão no ponto ideal de torra, é o momento de triturá-las. No entanto, neste processo é necessário retirar a fina casca ao redor das amêndoas. Considerando isso, a trituração poderá ser feita de diferentes maneiras. No caso de chocolates artesanais, por exemplo, até um moedor de café pode servir.

 

  • Terceiro passo: Separação: Depois de triturar as amêndoas é chegado o momento de retirar as cascas que soltaram na trituração. Há diversas formas de obter êxito neste processo. Há quem utilize um ventilador pequeno para soprar as cascas e deixar só os nibs.

 

  • Quarto passo: Conchagem: Seguindo a receita, quando os nibs já estão separados das cascas, é o momento de esmagá-los no moinho de granito. Esta parte do processo pode levar até 12h. Entretanto, ali você já estará lidando com o mais puro cacau. Sendo assim, é nesta etapa que o açúcar é acrescentado, na porção desejada.

 

  • Quinto passo: Temperagem: O chocolate deve ser posto em uma bancada de mármore e, a partir disso, ser mexido com uma espátula para diminuir a sua temperatura. Este procedimento, no entanto, resultará em um chocolate mais liso, com brilho, sem manchas e aveludado. Descubra como fazer a temperagem.

 

  • Sexto passo: O chocolate que conhecemos: Depois é só colocar o nosso delicioso chocolate em forminhas e esperar ficar no ponto certo. Em seguida, é só retirar com cuidado e pronto! O seu chocolate artesanal já está pronto para ser consumido.

 

Conheça as melhores marcas de chocolate artesanal

 

A infinidade de marcas de chocolate artesanal é incrível! Entretanto, algumas delas se destacam no mercado, com sua autenticidade, beleza e classe durante a produção deste doce tão querido.

Assim sendo, listamos a seguir as marcas de chocolates artesanais mais queridinhas do mercado deste seguimento.

Dessa maneira, lhe convidamos a experimentar cada pedacinho, e assim como a gente, viver as mais diversas sensações que estes criativos produtos podem proporcionar. Confira a seguir a nossa lista e delicie-se.

 

Anusha Chocolates

 

A empresa Anusha Chocolates deu os seus primeiros passos no ano de 1985 e, atualmente, conta com 3 lojas na cidade de São Paulo.

Ana Maria Castanho, apaixonada desde criança por doces, criou a sua própria marca de chocolates, dando vida a sua paixão.

Com produtos 100% artesanais, sem uso de conservantes e com matéria prima de altíssima qualidade, a Anusha é referência no segmento de chocolates artesanais.

Entretanto, o seu portfólio de produtos vai além de chocolates, contando com bolos, brigadeiros, tortas e trufas.

 

Busy Bee

 

A Ateliê de Chocolates Busy Bee foi fundada em 1980, também em São Paulo. Seu portfólio de produtos conta com bombons, trufas, pães de mel, tabletes, entre outras delícias.

Suas receitas, no entanto, levam em consideração um ponto muito importante: a utilização de produtos orgânicos para produção de um chocolate mais saudável.

Todavia, devido ao sucesso da marca, a Busy Bee aceita encomendas e envia seus deliciosos chocolates para o Brasil inteiro.

 

Beth Chocolates

 

A Beth Chocolates é uma empresa alimentícia situada no Rio de Janeiro. A partir do delicioso chocolate Barry Callebaut desenvolve, de maneira artesanal e criativa, toda a sua linha de produtos.

Sendo assim, apresenta uma variedade ampla de produtos, desde bolos a chocolates. Atendendo, de forma personalizada e criativa, eventos como chá de bebê, chá de panela, casamentos, entre outros.

 

Chocolate Carioca

 

A Chocolate Carioca nasceu a partir da paixão por doces de uma família inteira. A partir disso, duas irmãs, no entanto, idealizaram a empresa e a batizaram de “Carioca” por amarem o Rio de Janeiro.

Sendo assim, no seu portfólio de produtos encontramos até mesmo bombons que remetem aos pontos turísticos da cidade.

 

ChocoVegan

 

A ChocoVegan chegou ao mercado do segmento de chocolates com uma ideia revolucionária: trazer, para os veganos a nossa guloseima favorita.

Sendo assim, a produção dos chocolates ChocoVegan não apresentam nenhum ingrediente de origem animal, mas, obviamente, não deixam de ter o sabor delicioso do chocolate.

Entretanto, seus produtos apresentam-se como mais saudáveis que os das demais empresas. Apresenta um chocolate com menos açúcar, sem adição de leite e com produtos livres de agrotóxicos.

Todavia, a ChocoVegan traz a solução para quem sofre com restrições alimentares e acreditava que jamais poderia sentir o prazer de um bom chocolate.

 

Raros Fazedores de Chocolate

 

A Raros Fazedores de Chocolate nasceu a partir da idealização de dois agrônomos, que partiam da ideia “da amêndoa à barra”.

Sendo assim, toda a produção da empresa é feita com cacau puro, sem a utilização de aromatizantes.

Todavia, todas as suas receitas utilizam apenas dois ingredientes: o cacau (de altíssima qualidade) e o açúcar orgânico.

 

Cada pedacinho com a sua história

 

Os chocolates artesanais trazem consigo muito mais que um doce sabor: trazem história. Cada pedacinho sendo idealizados por seus criadores, amantes do chocolate.

Sendo assim, vale à pena experimentar e vivenciar cada um deles, conhecendo seu significado e sua trajetória.

Afinal, muito mais do que um momento de viver a “gula”, é um momento de relaxar, diminuir o estresse, desacelerar e sentir sensações boas e positivas. E qual sensação é melhor do que comer um bom chocolate artesanal ouvindo uma boa história, não é mesmo?

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *