chocolate engorda

Chocolate Engorda? Descubra em Nosso Artigo

Muita gente frequentemente se questiona se, afinal, o chocolate engorda ou não. E, em meio a tantas dietas mirabolantes que vemos por aí, o nosso queridinho chocolate passa a ser visto cada vez mais como um verdadeiro vilão.

No entanto, é muito importante conhecermos a veracidade – ou não – desses fatos, a fim de garantir um consumo consciente e saudável desta guloseima.

Abaixo montamos um guia completo para você sanar de vez as dúvidas acerca deste assunto.

Acompanhe o nosso artigo e descubra se o chocolate engorda ou se ele poderá até lhe auxiliar na sua busca pelo peso ideal.

 

Será que chocolate engorda?

Não podemos simplesmente reduzir a resposta dessa pergunta para um mero “sim” ou “não”. É preciso avaliar diversos fatores para, apenas a partir disso, estabelecer uma conclusão coerente sobre o assunto.

A quantidade

O primeiro e um dos mais importantes pontos a serem considerados sobre a questão de o chocolate engorda ou não, é a quantidade consumida. Afinal, mesmo que você acredite fielmente que está consumindo um chocolate “fit”, optar por uma grande quantidade pode ser o grande erro.

Desse modo, você precisa ter em mente que o consumo recomendado é de apenas 25 gramas por dia desta guloseima. Mais do que isso você poderá estar ingerindo uma grande quantidade de calorias, gorduras e açúcares, provocando malefícios para a sua saúde.

E, entre esses malefícios, é claro que encontramos o aumento de peso corporal.

 

O tipo de chocolate

Mas, além de consumir uma quantidade adequada do doce por dia, devemos também considerar o tipo de chocolate que estamos ingerindo. Desse modo, dê preferência aos chocolates amargos e chocolates veganos, pois normalmente ele são menos calóricos que os demais.

E ainda, podem trazer muitos benefícios para a saúde, como no caso do amargo que faz muito bem para quem busca acelerar o metabolismo, por exemplo.

Dessa maneira, fuja de chocolates muito industrializados e com muito açúcar, como o caso do chocolate branco. Lembre-se de que, para ser realmente saudável, é necessária uma porcentagem de, no mínimo, 60% de cacau na composição da guloseima.

E é por essa razão que consumir chocolate puro, ao invés do fracionado e hidrogenado, por exemplo, é sempre mais interessante e saudável.

Portanto, olhe sempre as embalagens dos produtos, verifique a informação nutricional, veja se tem ou não tem emulsificante, se há muita gordura ou açúcar, enfim! Preste atenção naquilo que você está consumindo, para não cometer erros significativos em sua saúde.

 

A frequência

Outro ponto crucial que muita gente sempre encontra um jeito de enganar a si mesmo e acaba consumindo chocolate a ponto de engordar: a frequência. É claro que, consumir um pedacinho de chocolate amargo não faz mal. Porém, com que frequência você tem feito isso?

O que estamos querendo dizer é que, não adianta comer “só um pedacinho”, se é só um pedacinho ao acordar, no meio da manhã, depois do almoço, no café da tarde, etc. Em outras palavras, o “só um pedacinho” deve ser visto como a parcela MÁXIMA de consumo diário.

E não a parcela máxima de consumo por vez que você pega o chocolate! Portanto, como mencionamos, atente-se de consumir, no máximo, 25 gramas de um bom chocolate, por dia. E não 25 gramas por refeição, ok?

 

Os hábitos diários

Por fim, um dos fatores cruciais para você concluir se chocolate engorda ou não: os seus hábitos diários. Desse modo, se você não se alimenta bem ao longo do dia, consome mais calorias do que deveria e ainda não pratica exercícios, como não engordar com mais o acréscimo do chocolate em sua dieta ruim?

Ou seja, se você consome uma alimentação além daquela que lhe é recomendada diariamente, e ainda acrescenta o doce, é impossível não engordar! No entanto, é importante que você perceba que a culpa não é do doce em si, mas sim, dos seus hábitos diários.

Desse modo, se você quiser evitar este tipo de desconforto, busque a opção de praticar exercícios regularmente, fugindo do sedentarismo. Além de consumir um cardápio variado com frutas, verduras e um limite regular de calorias.

Afinal, todo exagero faz mal para a saúde! Independente do tipo de alimento que for. E, é claro que quando exageramos na alimentação, vamos engordar sim, assim que aumentarmos a carga calórica com mais um pedaço de chocolate.

Lembre-se daquela frase muito pertinente: o chocolate não engorda, quem engorda é você! E, desse modo, a responsabilidade sobre o engordar ou não é totalmente sua.

 

Não pratique o terrorismo nutricional

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre o consumo adequado de chocolate, é importante você iniciar o processo de consumo moderado. E, a partir disso, extinguir o terrorismo nutricional de sua vida.

Afinal, muita gente propaga informações de que este ou aquele alimento engorda o que, na verdade, não passa de um terrorismo! Pois nunca será o alimento em si que engordará alguém.

Mas sim, a quantidade ingerida, a qualidade do alimento, a escolha do horário, as práticas regulares (ou não) de exercício, etc.

Portanto, não pratique este terrorismo nutricional! Mas procure sempre conhecer o teor calórico dos seus alimentos, quais são os efeitos dele em seu organismo e o que você pode fazer para melhorar esse consumo.

 

Tudo é questão de moderação

Por fim, fica-nos claro que tudo não passa de uma questão de moderação. Moderação no consumo, moderação na quantidade e na frequência.

E, quando você passa a compreender esse ponto, proporciona um melhor equilíbrio na sua alimentação.

Assim como tudo na vida, para o nosso corpo ser saudável e ter um peso ideal, é preciso equilíbrio. Equilíbrio entre consumo, exercício, hábitos, enfim!

Todos os fatores que estejam interligados com nossa saúde.

Em suma, chocolate não engorda, o que engorda é a falta de moderação e cuidado na hora de consumi-lo.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *