chocolate fracionado

Chocolate Fracionado – O Que é e Onde Encontrar

O chocolate fracionado nada mais é do que um tipo de chocolate que encontramos para determinados fins, no mercado.

Assim como o chocolate puro e o hidrogenado, o fracionado apresenta uma composição diferenciada dos demais.

Considerando isto, no entanto, preparamos um artigo para que você conheça um pouco mais sobre o chocolate fracionado e para o quê normalmente ele é utilizado.

 

O que é chocolate fracionado?

 

O chocolate fracionado é considerado um pouco abaixo no quesito qualidade, quando comparado ao chocolate puro ou nobre, por exemplo.

Inclusive o seu sabor fica comprometido, por não apresentar na sua composição um alto teor de cacau.

Além disso, este tipo de chocolate leva ainda adição de gorduras vegetais na sua produção, diminuindo até mesmo os possíveis benefícios do chocolate.

A textura se apresenta um pouco mais macia que a do chocolate puro, e significativamente mais aveludada que o chocolate hidrogenado.

Normalmente esta categoria de chocolate é utilizada para fazer a cobertura de doces, bolos e biscoitos, uma vez que não é necessária grande quantidade e nem precisa passar pelo processo de temperagem. (Aprenda a fazer temperagem).

Entretanto, se você está começando a fazer trufas por exemplo, este tipo de chocolate não é recomendado. A sua qualidade é realmente inferior ao com alto teor de cacau, o que comprometerá o sabor da sua trufa.

Podemos concluir, no entanto, que este tipo de chocolate é mais específico para a decoração dos doces. Não para o recheio, nem para massas, mas apenas para banhar as sobremesas, fazer desenhos, etc.

 

Onde encontrar chocolate fracionado?

 

O chocolate fracionado é um dos tipos de chocolates mais populares, vendidos em grandes quantidades em qualquer mercado comum.

Por se tratar de um produto muito utilizado para coberturas, no ramo da gastronomia, o acesso a esse tipo é bem facilitado.

Você pode encontrar chocolate fracionado no mercado perto da sua casa, ou ainda, se optar por comprar pela internet, lojas como a Americanas vendem a quilo este tipo de doce.

Todavia, vale sempre se atentar para a embalagem. De acordo com o seu objetivo, certifique-se de estar comprando o fracionado e não o hidrogenado. Uma vez que ambos possuem objetivos e composição diferentes.

 

Pontos negativos do chocolate fracionado

 

A gente sabe que o chocolate, quanto mais puro possível, mais benefícios ele traz para nossa saúde. É o caso do chocolate amargo, que tem antioxidante, é ótimo para hipertensos, diabéticos, entre outras vantagens.

Todavia, quando o chocolate passa a ser misturado com outros ingredientes maléficos, como no caso do chocolate fracionado, os cuidados e a moderação no consumo devem ser redobrados.

Afinal, estudos feitos pela Universidade de Harvad comprovaram que este tipo de chocolate aumenta o risco de diabetes, e os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Sendo assim, a gordura presente na composição do chocolate fracionado pode trazer efeitos devastadores na saúde de quem o consome demasiadamente.

Lembre-se: tudo é uma questão de equilíbrio. Além do mais, evite consumir este tipo de produto. Opte por aqueles que, além de mais saudáveis, são ainda mais saborosos! Como o caso do chocolate puro.

O valor monetário pode ser mais atrativo, na questão do fracionado, mas nada paga a sua saúde, não é mesmo?

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *