marcas de chocolate italiano

Chocolate Italiano – As Melhores e Mais Famosas Marcas

Quando pensamos na gastronomia da Itália, a primeira coisa que nos vem à cabeça são as tradicionais massas, não é mesmo?

Mas você sabia que o país também produz chocolates de altíssima qualidade, sobretudo na região Norte?

Neste artigo você vai ficar por dentro das principais marcas de chocolate italiano e descobrir onde encontra-las.

 

Melhores Marcas de Chocolate Italiano

 

As melhores e mais famosas marcas de chocolate italiano são: Baci, Sorini, Novi, Streglio, Gobino e Venchi. 

Aprenda mais sobre cada uma delas a seguir.

 

Baci

Um dos ícones dos chocolates italianos são os bombons Baci, fabricados pela Perugina,  na cidade de Perugia, a capital da região da Úmbria, bem no coração da Itália. A fábrica existe desde 1922 e é de lá que saem todos os chocolates Baci consumidos no mundo.

Atualmente, a Perugina faz parte do grupo Nestlé e abre suas portas para receber visitantes. Por isso, se a Itália estiver entre seus próximos destinos de viagem, vale a pena considerar colocar a cidade de Perúgia em seu roteiro.

Ao final do tour pela fábrica de chocolates, há uma degustação de chocolates “coma até quanto aguentar”.

No Brasil, os chocolates Baci, bem como outras delícias da Perugina, são encontrados em alguns supermercados e em lojas importadoras há alguns anos. Na cidade de São Paulo, a marca possui pontos de venda no Morumbi Shopping e no Shopping Cidade Jardim.

Para quem está longe da capital paulista, ou prefere fazer compras pela internet, também pode encontrar os chocolates Baci em lojas online como a Karamell Store.

 

Sorini

Outra marca super famosa de chocolates italianos é a Sorini.  Especializada em chocolates finos, a marca oferece bombons e pralinés para os mais variados paladares.  

A Sorini também tem suas linhas de ovinhos de chocolate, de marrom glacés e de guloseimas em geral.

A fábrica da Sorini fica localizada na cidade de Castelleone, no norte da Itália, próxima a cidade de Milão.

No Brasil, é possível encontrar os chocolates da Sorini em sites como o Mercado Livre ou em lojas online especializadas em chocolates e doces, como a Karamell Store.

 

Novi

A Novi é uma marca bastante popular entre os italianos e é encontrada em quase todo supermercado. Em operação desde 1903, a marca possui 20% do mercado italiano de chocolates, o que representa uma produção de 80 milhões de tabletes e 200 milhões de chocolates por ano.

São barras de chocolate ao leite, amargo, branco, com nozes, castanhas… uma grande diversidade de sabores.

Os chocolates da Novi são produzidos na região de Piemonte, no norte do país, que é conhecida por seus irresistíveis cremes de avelã, com os frutos cultivados no próprio território.

 

Streglio

Ainda da região de Piemonte, vem o delicioso chocolate Streglio, que utiliza cacau da Venezuela e do Equador. A marca produz os seus chocolates finos desde 1924 e sempre investe em inovações.

Prova disso é que recentemente a Streglio lançou sua primeira linha de chocolates veganos, ou seja, aqueles que não possuem nenhum ingrediente de origem animal.

Infelizmente, a marca ainda não possui pontos de venda no Brasil.

 

Gobino

A Gobino leva o nome do seu famoso chocolatier Guido Gobino, responsável por produzir luxuosos chocolates de forma artesanal no norte da Itália. Localizada em Turim, a fábrica tem história, já que a cidade italiana é totalmente devota ao chocolate.

Há quem diga que foi lá, pelo fim do século XVIII, em que o chocolate foi transformado de bebida ao estado sólido pela primeira vez na história.

Para os chocólatras de plantão em visita à Itália, a cidade de Turim também é parada obrigatória, pois suas grandes avenidas e praças estão lotadas de chocolaterias.

As criações de Guido Gobino misturam as avelãs cultivadas na região com o sabor do chocolate e tal combinação é um dos símbolos culinários da cidade, desde 1867.

 

Venchi

Para quem é apaixonado por chocolates finos e por avelãs não pode deixar de conhecer a marca Venchi, também da região de Piemonte.

A história da Venchi começa por volta de 1878, pelas mãos do seu fundador, o apaixonado por chocolates Silviano Venchi. Nascido em Turim, ele trabalhou com auxiliar de confeiteiro até abrir a sua primeira chocolateria.

A marca registrada dos chocolates da Venchi são as avelãs utilizadas inteiras em meio aos chocolates ou até na versão creme, pasta que é conhecida na região como “gianduja”.

A Venchi também pode ser encontrada no Brasil, para a nossa sorte e deleite. Em São Paulo, a marca conta com loja no centro gastronômico Eataly Brazil.

 

Experimente o chocolate italiano

Agora que você conhece novas marcas de chocolate italiano, que tal dar uma chance para as iguarias do cacau produzidas naquele país?

Se você também ficou com água na boca só de imaginar, confira no nosso blog os chocolates irresistíveis produzidos ao redor do mundo.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *