barra de chocolate nobre

Chocolate Nobre: Marcas e Onde Comprar

O chocolate nobre, que também é conhecido como chocolate puro, é aquele que não leva em sua composição ingredientes que prejudiquem a sua qualidade, como gorduras e óleos vegetais, além de maltodextrina e dextrose.

Ele é também o mais utilizado por grandes confeiteiros em recheios de tortas, bolos e outras sobremesas, e ainda o favorito dos chocólatras mais exigentes.

Para saber quais são as melhores marcas de chocolate nobre e onde encontrá-las, acompanhe o nosso post.

 

O que é chocolate nobre?

Para os chocólatras mais puristas, o chocolate nobre é apenas aquele que não leva nenhum outro ingrediente além de massa de cacau (composta pelos grãos de cacau e da manteiga de cacau) e açúcar.

Porém, pela legislação brasileira, é considerado chocolate o produto que tenha pelo menos 27% de cacau em sua composição. Neste caso, no Brasil, também é entendido como chocolate puro aquele que leva soro de leite e outros ingredientes em sua receita.

Em todo caso, quanto mais alta for a concentração de cacau na composição do chocolate, mais puro ele será.

A melhor dica, talvez nem tanto pelo sabor, mas pela saúde, é escolher chocolates que tenham no mínimo 60% de cacau e sempre ficar de olho nos rótulos e lista de ingredientes.

 

Principais marcas de chocolate nobre

Na hora de escolher a marca de chocolate nobre, a primeira coisa a ter em mente é saber exatamente o que você quer com ele: comer ou usar no preparo de alguma receita.

Isso porque algumas empresas comercializam o chocolate nobre para fins de confeitaria, ou seja, em embalagens grandes de 1 a 2 kg. Porém também é possível encontrar nas prateleiras os tabletes e barras menores, para aqueles que só querem degustar um chocolate puro e delicioso.

Se você se encaixa na primeira opção, as marcas mais conhecidas de chocolate nobre para serem usadas no preparo de outras receitas são Garoto, Nestlé,  Harald, Sicao e Mavalério. Além de lojas especializadas em itens para confeitaria, essas marcas podem ser encontradas em sites como o Americanas.com.

 

Chocolate nobre para consumo próprio

Agora, se você é um chocólatra assumido e quer mesmo é devorar um chocolate de alta qualidade, talvez correr para o supermercado mais próximo não seja uma boa opção.

A seguir vamos listar algumas marcas de chocolate nobre que podem ser encontradas sem tanta dificuldade:

 

Chokolah

Além de fabricar chocolates nobres, a Chokolah ainda se preocupa em disponibilizar no mercado chocolates orgânicos.  Além dos tradicionais chocolates ao leite, a marca ainda fabrica os do tipo amargo, com menta e até uma linha com soja, ou seja, os seus chocolates veganos.  

 

Only4

A Only4 é uma marca de chocolate puro produzida pela empresa Chocolates Genevy. Seu nome, em português “Apenas quatro”, é justamente em razão de o chocolate levar somente quatro ingredientes em sua composição: massa de cacau, açúcar de coco, manteiga de cacau, óleo de coco extra virgem.

A marca produz chocolates nas versões pura, nibs de cacau, cranberry, flor de sal e chia. Todas as variedades da marca ainda são veganas.

 

Zeromilk

Também produzido pela Chocolates Genevy, as barras Zeromilk também são feitas com chocolate puro e levam 40% de cacau em sua fórmula. Os tabletes podem ser encontrados na versão tradicional, menta, crisp e morango. Os chocolates também são recomendados para consumidores veganos ou intolerantes à lactose.

Para quem ficou com vontade de experimentar os chocolates puros da Genevy, a marca conta com um e-commerce em seu próprio site. Lá você ainda vai encontrar a marca Stevia Choco, também feita com chocolate puro.

 

J.A.V.A Chocolates

A J.A.V.A Chocolates também é outra empresa brasileira que só trabalha com chocolates puros e com o mínimo de ingredientes possíveis. Quase todos os seus tabletes começam com 60% de cacau, sendo as exceções a versão com 40% de cacau do chocolate ao leite de coco (nenhum item da marca leva leite convencional) e da variedade Diet, com 54% de cacau.

A marca possui uma série de sabores diversificados, além da opção Chocolate Brut que conta com 100% de cacau na fórmula. Sem dúvida, um chocolate para os fortes.

Os tabletes da J.A.V.A podem ser comprados diretamente na loja virtual da marca. No site também é possível encontrar uma versão de barra culinária totalmente pura, sem leite, glúten ou soja.

 

Amma

A marca Amma também é especializada em chocolates nobres e legítimos, ou seja, que levam apenas o grão e a manteiga do cacau entre os ingredientes. Os tabletes são todos feitos com ingredientes orgânicos e começam com, no mínimo, 60% de cacau, disponibilizados em uma linha batizada “Intensos”.

A Amma também fabrica versões com sabores inspirados em biomas do Brasil, são eles: café, pimenta rosa, açúcar de coco, flor de sal e nibs de cacau. O produto mais inusitado da marca é um “chocolate” que ao invés de ser feito de cacau é fabricado a partir da amêndoa (grão) do cupuaçu. Essa versão completamente brasileira ainda leva manteiga de cupuaçu e açúcar em seu preparo.

As barrinhas da Amma estão á venda em sites como o da Natue e no Zona Cerealista Online.

Gostou de conhecer algumas marcas de chocolate puro que podem ser encontradas com poucos cliques de distância? Continue lendo nosso blog para descobrir outras delícias sobre o universo dos chocolates.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *