barras de chocolate, limão

Chocolate Que Não Precisa Temperar

Antes mesmo de saber qual é o chocolate que não precisa temperar é preciso ter clareza sobre o que é o processo conhecido por temperagem, durante o preparo de receitas que levam chocolate como base.

Para saber tudo sobre esse procedimento e qual chocolate comprar para não precisar realizá-lo fique de olho em nosso artigo até o final.

 

Qual chocolate que não precisa temperar?

O chocolate que não precisa fazer a temperagem antes de ser utilizado é o chocolate fracionado. Aliás, essa é uma das vantagens desse tipo de chocolate, já que ele é mais fácil de ser utilizado, já que com ele o preparo é basicamente derreter e usar em sua receita.

Essa vantagem, junto do preço mais acessível, acaba sendo um fator compensatório do chocolate fracionado com relação ao chocolate puro, pois pelo menos no quesito qualidade este segundo tipo sai ganhando.

Algumas das melhores marcas de chocolate fracionado são Nestlé e Harald.

Descubra outras marcas indicadas para usar em seus preparos, sem precisar fazer a temperagem, lendo o nosso artigo completo sobre marcas de chocolate fracionado.

 

Temperagem do chocolate: o que é e como fazer

Mas afinal, o que significa dizer que é preciso temperar o chocolate?

Para preparar qualquer receita feita a base de chocolate puro, ou até mesmo bombons, trufas e ovos de Páscoa, o chocolate precisa ser temperado. E isso obviamente não significa adicionar sal e outras especiarias.

O processo de temperagem do chocolate se resume a uma espécie de choque térmico que ele precisa ser submetido. É justamente essa ação que faz com que o chocolate após ser derretido, endureça liso, consistente e com brilho, não derretendo facilmente em contato com os dedos.

Sem esse procedimento, as chances do seu chocolate não ficar visualmente atraente são bastante grandes. A temperagem é necessária somente quando usamos o chocolate puro, que é justamente o mais indicado para os preparos em confeitaria, por possuir uma qualidade mais elevada.

Para fazer a temperagem do chocolate, existem algumas formas diferentes, mas em todas elas o ambiente deve estar fresco, com temperatura média de 20°C. Isso porque temperaturas elevadas podem prejudicar o sucesso do choque térmico, processo este que deve ser feito sempre com a ajuda de um termômetro.

Uma das formas de fazer a temperagem é através da técnica da bancada de mármore. Depois de derreter o chocolate em banho-maria ou no microondas, espalhe duas partes dele sob uma bancada de pedra (mármore) e reserve o restante no recipiente.

Utilize uma espátula de plástico para espalhar o chocolate sobre a pedra, até que forme uma fina camada. Vá misturando o chocolate das extremidades com o chocolate que ficou no centro em movimento repetido.

Em seguida, use um termômetro para medir a temperatura do chocolate, até que ele esteja no ponto. Por ponto, entenda a temperatura que o chocolate em questão precisa estar após o choque térmico. Para o chocolate amargo, a temperatura deve ser de 32 °C; 30 °C para o ao leite; 28 °C para o chocolate branco e 29°C para o blend.

Ao chegar à temperatura desejada, despeje o chocolate de volta na tigela com aquele que estava reservado. Aí então é só misturar bem e checar a temperatura novamente.

No site da empresa Sicao, uma das melhores marcas de chocolate para o uso em receitas, ainda é possível conhecer outras duas técnicas de temperagem e decidir qual a sua preferida.

Agora que você já sabe qual é o tipo de chocolate que não precisa ser temperado e como fazer este processo, caso seja necessário, nos conte nos comentários o que achou de descobrir essa informação.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *