Chocolate Russo – Melhores Marcas e Onde Comprar

Quem já ouviu falar sobre chocolates russos? As chances de nenhum de vocês conhecerem os chocolates do país é grande, pois pelo menos aqui no Brasil os russos são lembrados mesmo é pela qualidade de suas vodcas.

Como o nosso assunto por aqui é chocolate, neste artigo você vai conhecer as principais marcas e algumas curiosidades sobre o chocolate da Rússia.

 

Qualidade dos chocolates russos

Na época da União Soviética, o chocolate russo era bastante famoso por sua qualidade, pois de acordo com os padrões estipulados por esse regime não era permitido que os chocolates levassem em sua composição nem 5% de ingredientes sintéticos ou manteiga que não fosse de cacau.

O chocolate era 100% natural e fazia muito sucesso entre os estrangeiros que visitavam o país. Porém, quando a União Soviética acabou, foi preciso baratear o custo dos chocolates para garantir que as empresas locais conseguiriam competir no mercado internacional.

Isso fez com que alguns fabricantes alterassem a qualidade e a pureza dos ingredientes, além de adicionar manteiga na composição.

 

Melhores Marcas de Chocolate Russo


As marcas mais famosas de chocolate russo são:

 

Krasny Oktyabr

A Krasny Oktyabr é uma das fábricas de chocolates mais antigas da Rússia e está localizada em Moscou. É ela quem produz um dos mais icônicos tabletes ao leite do país, o Alenka (ou Alionka, como é pronunciado e conhecido em inglês).

A receita é original do ano 1966 e até hoje é muito popular na Rússia.

Para quem viajar para lá, esta pode ser a única oportunidade de experimentar este chocolate criado ainda na época do Estado socialista da União Soviética, pois ele não será facilmente encontrado em outros países.

A criança estampada nos rótulos dos chocolates Alenka é inclusive Svetlana Alliluyeva, a única filha do ditador Josef Stalin.

Há quem diga que o seu sabor é bastante comum e que não há nada de extraordinário, mas só o tanto de história que os tabletes remetem, já faz com que muitos chocólatras queiram experimentá-lo.

 

Babayevsky

A Babayevsky produz tabletes de chocolate amargo com o mesmo nome e é um dos mais recomendados na Rússia, pois sua qualidade se mantém a mesma.

Tanto a Babayevsky quanto a Krasny Oktyabr pertencem ao grupo Uniconf, o maior do segmento em toda a Rússia.

 

Korkunov

A A. ​​Korkunov produz chocolates de luxo na Rússia e foi fundada em 1999 pelos empresários Andrey Korkunov e Sergey Lyapuntsov.

A empresa tem uma unidade de produção em Odintsovo, nos arredores de Moscou, e vende seus produtos de chocolate em toda a Rússia e internacionalmente.

A Korkunov foi nomeada como uma das “Top 10” marcas de chocolate na Rússia tanto pela Young & Rubicam quanto pela Rus Brand Independent Organization.

Em dezembro de 2012, a Korkunov abriu sua primeira loja de chocolates em Moscou, vendendo 15 tipos de chocolate quente e produtos frescos, feitos nas instalações de produção em Odintsovo.

 

O-Zera

Das marcas novas, vale a pena experimentar a O-Zera, que pertence ao grupo KDV. A marca trabalha com diversas opções que vão de tabletes a caixas de bombons finos.

Sua especialidade são as variedades de chocolates, que vão do ao leite, ao chocolate amargo, passando por chocolate branco, caramelo, amêndoas, laranja, entre outros.

A marca ainda disponibiliza versões para crianças e embalagens de luxo para presente.

 

Agora que você conhece melhor algumas marcas de chocolate russo, continue em nosso blog para descobrir também os principais chocolates de outros países.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *