doces brancos de chocolate

Como Deixar o Chocolate Branco Mais Branco?

Se você quer deixar o chocolate branco mais branco e descobrir os truques da aplicação de corantes alimentícios nas suas receitas, esse post foi feito especialmente para você.  

Nele você vai descobrir técnicas fundamentais para quem trabalha com confeitaria, pois  além de produzir bolos, doces e chocolates deliciosos, você também precisa caprichar na apresentação para fisgar o seu consumidor pelos olhos.

 

Usando corante em pó alimentício em seus preparos

Normalmente, o chocolate branco tem uma coloração amarela clara, mas, em alguns preparos, você pode querer deixá-lo ainda mais branquinho.

O jeito mais fácil para que isso aconteça é usando corantes alimentícios na cor branca. Uma dica importante é escolher o corante mais indicado para trabalhar com chocolate, sendo as versões em pó e em pasta as mais recomendadas.

Como o chocolate branco tem como base a manteiga de cacau, o ideal é trabalhar com um corante à base de gordura vegetal, ou seja, lipossolúvel, e não à base de água.

A água costuma ser base para os corantes em gel, mas eles não são indicados para quem vai trabalhar com chocolates, pois podem engrossar a sua receita.

Os corantes encontrados no mercado mais facilmente costumam ser os das marcas Mix e a Gran Chef, que trabalha com o dióxido de titânio na versão em pó.

 

Corante para chocolate branco com dióxido de titânio

O corante em pó a base de dióxido de titânio é indicado para realçar cores nas coberturas da confeitaria fina, como no caso do chocolate branco, e também permite a criação de combinações de cores vivas e atraentes.

O dióxido de titânio é um pigmento em pó branco, seco e finamente pulverizado. Ele é tratado superficialmente com hidróxido de alumínio e sílica, sendo o pigmento branco mais utilizado no mundo devido ao seu alto índice de refração.

O dióxido de titânio é um corante para alimentos inorgânico de origem mineral e não possui cheiro e nem gosto.  No mercado, você vai encontrá-lo sendo produzido pela Gran Chef.

 

Criando novas cores a partir do dióxido de titânio

Para criar cores difíceis de conseguir com os corantes tradicionais, você pode fazer algumas misturinhas usando o dióxido de titânio.

Para isso, é só aplicar este corante no chocolate branco e, em seguida, acrescentar corantes coloridos para conseguir tons únicos como, por exemplo, os tons pastéis.

Juntando o dióxido de titânio com o corante pink, você vai obter um tom de rosa bebê. Se somá-lo com o amarelo, vai conseguir um amarelo bem clarinho. E assim também vai funcionar com todas as outras cores. Você pode testar na sua cozinha e descobrir um verdadeiro arco-íris de possibilidades.

 

Como aplicar o corante alimentício no chocolate branco

Para mudar a tonalidade do chocolate branco é só acrescentar um pouco do pó no chocolate recém-derretido, pois a alta temperatura ajuda na homogeneização. Uma boa dica é ir acrescentando o corante aos poucos, até que a cor fique do jeito que você deseja. Não se esqueça de misturar bem.

Os corantes alimentícios podem ser encontrados facilmente em lojas de produtos para confeitaria ou até mesmo online. Sites como Americanas.com e Mercado Livre também costumam ter uma boa oferta desses artigos.

No vídeo abaixo, você vai entender melhor como usar os corantes em pó em seus preparos e saber como escolher entre um corante lipo ou hidrossolúvel.

 

Manteiga de cacau na cor branca

Se o seu objetivo é utilizar o chocolate branco apenas para acabamentos e detalhes decorativos nas coberturas de bombons, já é possível encontrar a manteiga de cacau colorida no mercado, inclusive na cor branco gelo.

Isso vai te ajudar a poupar tempo e trabalho para derreter o chocolate branco e depois deixá-lo branco de verdade com as opções de corantes disponíveis.

Agora que você já sabe como colorir o chocolate branco deixando-o ainda mais branco e também como obter outras combinações exclusivas para os seus confeitos, que tal colocar esse aprendizado em prática na sua cozinha?  

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *