caixa de bombom

Como Fazer Para o Chocolate Não Derreter Fora da Geladeira?

A grande preocupação de quem trabalha com a confecção de chocolates e também dos chocólatras que sempre tem aquele tablete guardado em casa é sobre onde armazenar e como fazer para o chocolate não derreter fora da geladeira.

Se essa também é a sua dúvida, confira o nosso artigo e descubra como proceder.

 

Aprenda a guardar o chocolate para que ele não derreta

É sabido de todo apaixonado por chocolate, sobretudo por quem além de gostar ainda trabalha com essa iguaria, que guardá-lo na geladeira pode acabar prejudicando a sua aparência.

Isso acontece porque em baixas temperaturas a gordura do chocolate acaba subindo para a sua superfície e fazendo com que ele perca o brilho, ficando até mesmo com um aspecto esbranquiçado.

A umidade característica da geladeira também é outra vilã para os chocolates, pois ajuda a comprometer o seu sabor.

Mas se dentro da geladeira o chocolate perde o brilho e sofre alterações no gosto e fora ele tem grandes chances de derreter, principalmente no clima do Brasil, como fazer para que os chocolates não percam sua qualidade, aparência e textura?

Confira a seguir algumas estratégias:

Se você é um chocólatra que vive comprando barras de chocolate para comer em casa, a melhor dica é mantê-las em suas embalagens originais e guardá-las em um lugar fresco e arejado.

Também é importante que esse espaço esteja longe de qualquer fonte de calor excessivo ou de outros alimentos que possam espalhar cheiro.

Muitas pessoas recomendam embalar o chocolate em um plástico extra, envolvendo a sua embalagem original, antes de colocá-lo dentro de armários ou gavetas. Podem ser usadas aquelas embalagens plásticas do tipo zip, para que o chocolate fique ainda mais protegido.

 

Quando e como colocar o chocolate na geladeira

Agora, se na sua região não existe época do ano em que os dias não sejam quentes, e o chocolate vai servir apenas para consumo próprio, então não há nenhum mal em guardá-lo na geladeira.

Porém, antes de fazer isso, aqui também vale a boa e velha dica do saquinho do tipo zip. Ele vai ajudar a proteger o chocolate da umidade característica da geladeira e do cheio de outros alimentos invadirem o seu chocolate.

Uma dica para apostar é a de retirar o chocolate da geladeira cerca de 30 minutos antes de comer. Isso fará com que ele retome o seu sabor e volte para a temperatura ambiente.

Para quem tem condições financeiras de investir um pouco mais e costuma ter grande quantidade de chocolate em casa, vale a pena pensar em adquirir uma adega climatizada portátil. Isso mesmo, aquelas adegas utilizadas para armazenar vinhos.

A estratégia é boa porque a adega pode ter a temperatura programada, e não costuma ficar abaixo dos 20 ºC. Portanto, ela não prejudica a qualidade do chocolate como as baixas temperaturas da geladeira.

 

Armazenando os chocolates profissionalmente

Para quem trabalha com a produção de chocolates profissionalmente, armazená-los na geladeira não é sequer uma opção. Freezer então, nem pensar! Afinal, você não vai querer que eles percam a qualidade e acabem desagradando os seus clientes, certo?

No preparo de chocolates, o ideal é usar chocolates nobres, ou seja, aqueles que levam manteiga de cacau em sua composição e que garantem mais sabor e qualidade às receitas. Porém, o contraponto é que justamente a manteiga de cacau contribui para que o chocolate derreta mais facilmente.

Em resumo, quanto maior for a qualidade do chocolate, mais ele vai derreter. Podemos até dizer que chocolate que não derrete com facilidade tem qualidade questionável, porque significa que ao invés de manteiga de cacau ele leva outro tipo de gordura vegetal em sua fórmula e, como sabemos, esse não é o tipo de chocolate mais saboroso das prateleiras, não é?

Então, se você quer fazer do chocolate um negócio ou apenas um meio de renda extra, vai precisar investir no armazenamento. A melhor forma de fazer com que não derretam fora da geladeira é colocá-los em um ambiente com ar-condicionado ou, pelo menos, com um ventilador.

Custa caro e dá trabalho, mas é uma etapa do processo que não pode ser negligenciada, pois do contrário o seu esforço em preparar bombons, trufas e até ovos de Páscoa não terá valido a pena.

Se você gostou das essas dicas de armazenamento de chocolates ou conhece alguma outra tática para guardá-los sem que derretam fora da geladeira, conte para gente nos comentários.

Caso queira aprender a fazer ovos de páscoa e ganhar uma renda extra, recomendamos este ebook.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *