chocolate branco

Do que é Feito o Chocolate Branco? Descubra os Ingredientes

Se você é um chocólatra assumido, em algum momento já parou para se perguntar do que é feito o chocolate branco e se ele tem cacau em sua composição, certo?

Se essa dúvida também invade os seus pensamentos, vamos te ajudar a esclarecê-la aqui mesmo neste post.

 

Ingredientes do chocolate branco

Na composição do chocolate branco, além da manteiga de cacau, vão ingredientes como leite em pó, açúcar, lecitina de soja e essência de baunilha. Isso é claro se estivermos falando do chocolate puro e não do chocolate fracionado.

Na versão fracionada, também encontrada no mercado com o nome de cobertura, você ainda vai se deparar com gordura vegetal hidrogenada no lugar da manteiga de cacau.

Antes de iniciar qualquer preparo com o chocolate branco, fique sempre atento aos rótulos para checar os ingredientes.

Como a manteiga de cacau é nobre e tem custo alto, muitas empresas acabam substituindo essa iguaria por outras gorduras vegetais de qualidade inferior.

 

Chocolate branco tem cacau?

A classificação do chocolate branco, isto é, dizer se ele é mesmo chocolate costuma gerar um pouco de polêmica.

Isso porque é considerado chocolate todo produto feito a partir da massa ou pasta de cacau, matéria-prima que é extraída diretamente do fruto.

É essa massa de cor escura que é responsável por dar a coloração tradicional do chocolate, os típicos tons amarronzados, e também o sabor característico das variedades amargo, meio amargo e ao leite.

A questão é que o chocolate branco não leva massa de cacau em sua composição e, por esse motivo, muitos especialistas em chocolate não o consideram como tal.

Por outro lado, há quem defenda o chocolate branco, aquele de boa qualidade é claro, frisando que por ser feito a partir da manteiga de cacau, gordura vegetal que também é extraída do fruto, ele é chocolate sim.

 

Classificação do chocolate branco segundo a Anvisa

A própria legislação brasileira considera o chocolate branco oficialmente como chocolate. Pela lei, chocolate é o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau (massa de cacau, cacau em pó e ou manteiga de cacau), com outros ingredientes, possuindo, pelo menos, 25 % (g/100 g) de sólidos totais de cacau em sua composição.

De acordo com a resolução da Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) que regulamenta o chocolate no país,  é considerado chocolate branco o produto obtido a partir da mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes.

A obrigatoriedade é que o chocolate conte com pelo menos 20% (g/100 g) de sólidos totais de manteiga de cacau em sua lista de ingredientes.

Concluindo, essa variedade de chocolate leva sim derivados do cacau em sua composição, mas da manteiga e não da massa. É a manteiga de cacau, inclusive, a responsável pela coloração amarelada e típica do chocolate branco.

 

O primeiro chocolate branco no Brasil

O primeiro chocolate branco a ser comercializado no Brasil foi o Galak, da Nestlé, lançado em 1960. A proposta era aproveitar todo o cacau em sua totalidade, dando também uma destinação gastronômica para a sua manteiga.

Com propagandas em todas as mídias, o chocolate foi um verdadeiro sucesso e até hoje é um dos tabletes mais vendidos no país.

Agora que você está por dentro dos detalhes do chocolate branco fica mais fácil escolher qual tipo usar em suas receitas, não é mesmo? Não deixe de acompanhar o nosso blog conhecer outras curiosidades incríveis sobre os deliciosos chocolates.

Se você tem alguma outra dúvida sobre confeitaria, chocolates e suas composições, entre em contato e deixe a sua sugestão.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *