ingredientes de chocolate

Ingredientes de Chocolate – Descubra Quais São

Os ingredientes de chocolate são os responsáveis por proporcionar a qualidade – ou a falta dela – em nosso doce preferido.

Mas, afinal, você sabe quais são os ingredientes de chocolate que você tem consumido? Você até lê o rótulo, mas não sabe o porquê de tal produto estar ali?

Sendo assim, acompanhe o nosso artigo e descubra quais são os ingredientes de chocolate mais utilizados e qual a sua função nesta receita.

Confira a seguir:

 

Principais ingredientes de chocolate

 

O imprescindível cacau

 A gente nem precisa dizer o quanto o cacau é imprescindível para fazer o chocolate. Afinal, o produto só é realmente considerado chocolate quando há uma boa concentração de cacau em sua composição.

Entretanto, existem três tipos de cacau, que são os mais utilizados, para a fabricação do nosso queridinho doce. Sendo eles: criollo, trinitário e forastero.

Todavia, o mais utilizado e conhecido do mundo todo é o cacau forastero. Este tipo é nativo de nossas terras Amazônicas.

Porém, o chocolate produzido a partir deste cacau apresenta-se com um sabor menos intenso que o criollo, por exemplo. Sendo este segundo, por sua vez, o cacau mais raro do planeta (somando apenas 5% da produção mundial de cacau).

 

Massa de cacau

 A massa de cacau, no entanto, é proveniente da extração da semente do cacau. Cada fruta contempla em seu interior uma média de 40 sementes.

As mesmas são extraídas, torradas e descascadas. Após este procedimento, a parte interna é moída, formando a tão conhecida “massa de cacau”.

Essa massa, entretanto, não deve ser consumida “pura”, uma vez que é intensa e pode dar a sensação de “travar” a boca.

A massa de cacau possui 50% da fibra do cacau e os outros 50% de sua composição é a manteiga de cacau.

A sua coloração é extremamente escura, quase negra, diferente do chocolate em barra que conhecemos.

 

Manteiga de cacau

 A manteiga de cacau, por sua vez, é aquela que conhecemos muito bem: sim, aquela que passamos nos lábios.

Esta manteiga nada mais é do que a gordura que é extraída na semente do cacau. Sendo uma das gorduras mais estáveis, além de saudável.

Todavia, a manteiga de cacau apresenta um importante nível de antioxidantes, que são imprescindíveis para manter os radicais livres longe de nossa saúde.

Sua textura é leve e suave, sendo muito utilizada para além da indústria do chocolate. A manteiga de cacau é também uma amiga inseparável da indústria de cosméticos, com diversos benefícios para a beleza.

 

Leite em pó

 O leite em pó é um item indispensável para a fabricação daquele chocolate ao leite que tanto adoramos. Os ingredientes de chocolate, no entanto, são calculados e utilizados de acordo com a finalidade do produto.

No caso do leite em pó, o mesmo surge para deixar o chocolate mais cremoso e palatável. Fazendo com que o chocolate que conhecemos traga as sensações que somente o chocolate ao leite é capaz de proporcionar.

 

Açúcar

 O açúcar, no entanto, está presente em grandes escalas de produções de chocolates. Entretanto, o mesmo não é incluído na composição de chocolates mais saudáveis e muito amargos.

Sendo assim, a gente sabe que o açúcar tem apenas como finalidade amenizar o amargo do cacau puro. Porém, com essa mistura a nossa guloseima passa a ser um pouco mais prejudicial a nossa saúde.

Dessa maneira, optar por chocolates com menos açúcar pode ser uma ótima opção para quem quer consumir esta guloseima sem sentir tanta culpa.

 

Lecitina de soja

 Primeiramente é importante ressaltarmos o que é a lecitina de soja: a mesma se trata, no entanto, de um emulsificante.

Mas, o que é um emulsificante? Trata-se de um ingrediente capaz de ligar outros dois que não “se dão bem”. Por exemplo, óleo e água.

Sendo assim, este é o tipo de emulsificante que mais aparece nos ingredientes de chocolate. Uma vez que a de soja é a mais “barata” de todas, por ter o seu cultivo fácil e em larga escala por todo o mundo.

No chocolate, no entanto, a lecitina de soja (assim como qualquer outro emulsificante que possa aparecer nos ingredientes de chocolate) tem a função de deixar o chocolate mais “fluído”. Isto é, facilitando o seu manuseio e modelagem.

Faz com que todos os ingredientes vivam harmoniosamente, sem tentarem se dispersar um do outro.

Entretanto, você também já deve ter ouvido falar que os emulsificantes fazem mal. O que não deixa de ser uma verdade! O mesmo pode ser produzido em grande escala, e ainda estar altamente exposto a produtos que modifiquem a sua genética. Por exemplo, produtos para controle de pragas ou até mesmo para melhorar a qualidade.

É por estes motivos que se aconselha consumir o chocolate que não apresenta emulsificante na composição. Entretanto, dificilmente se encontra este tipo de produto no mercado.

Dessa maneira, os chocolates veganos e sem lactose podem suprir a necessidade de um consumo mais natural.

 

Ingredientes de chocolate: todos formam um só sabor

A variedade de ingredientes de chocolate nem é tão grande, no que tange o chocolate puro mesmo.

Entretanto, a gente sabe que para fazer todos os recheios de bombons que conhecemos outros infinitos ingredientes são utilizados.

Porém, se tratando de chocolate puro, apenas estes deverão aparecer em sua composição.

Sendo assim, atente-se sempre a embalagem do produto que você estiver adquirindo. Pois é somente a partir dos ingredientes de chocolate que você poderá classificar o produto como bom e ruim, no quesito saúde.

Afinal, o consumo de um bom chocolate conta com o sabor, a textura, o aroma, a composição e a companhia, não é mesmo?

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *