melhor chocolate para derreter

Melhor Chocolate para Derreter – Melhores Tipos e Como Derreter

Você sabe qual é o melhor chocolate para derreter? E ainda, qual a melhor maneira de fazer isso? Não? Então vem com a gente que te explicamos tudinho.

Afinal, temos centenas de opções no mercado, com diversos tipos de chocolate. Todavia, nem todos são bons para derretermos em casa.

Existem aqueles ainda, que apresentam muitos componentes misturados em suas receitas, deixando-o ainda menos propício para derreter.

Considerando estes pontos, no entanto, preparamos um artigo para que você conheça qual o melhor chocolate para derreter. Assim, poderá começar a sua produção de chocolate artesanal hoje mesmo!

Confira a seguir:

 

Melhor chocolate para derreter

 

Chocolate puro

O chocolate puro, também conhecido como nobre, é considerado o melhor chocolate para derreter. Além disso, o seu sabor e sua textura são incomparáveis a qualquer outro tipo de chocolate.

Para ser considerado puro, no entanto, as barras de chocolate devem conter a partir de 85% de cacau em sua composição.

Para fazer trufas, bombons, doces e sobremesas no geral, este é o chocolate mais recomendado.

Entretanto, este tipo requer que o procedimento de temperagem seja feito. O que demanda tempo e trabalho.

Sendo assim, apesar de ser o melhor para derreter, é o menos utilizado em uso doméstico.

 

Chocolate fracionado

 O chocolate fracionado é considerado como o melhor chocolate para derreter, no que tange ao consumo doméstico.

Ele apresenta a facilidade de não necessitar da temperagem, ou o conhecido choque térmico.

Fazendo assim, com que seu uso seja mais prático e rápido.

No entanto, sua qualidade é inferior ao chocolate puro, não sendo recomendado para uso comercial.

Todavia, se você procura um chocolate fácil de derreter, este é uma opção. Além do mais, o chocolate fracionado apresenta um sabor e textura boa. Perdendo, somente, para o chocolate puro.

 

Chocolate hidrogenado

 No quesito qualidade, o chocolate hidrogenado deixa a desejar. Todavia, este é o melhor chocolate para derreter, no que tange a sua agilidade no procedimento.

Assim como o fracionado, o chocolate hidrogenado não requer o processo de temperagem. Isto faz com que o tempo seja “poupado”.

Porém, não recomendamos o seu uso para fazer o seu chocolate artesanal e vender. A qualidade e o sabor são duvidosos, além deste tipo trazer malefícios a saúde.

Entretanto, se você pretender derreter uma quantidade pequena apenas para misturar em alguma receita, este é sem dúvida o melhor tipo de chocolate para derreter.

 

Como derreter chocolate

 Agora que você conheceu o melhor chocolate para derreter, e ainda, o melhor para o seu tipo de consumo, surge a questão: como derreter o chocolate?

Sendo assim, preparamos um tutorial rápido e simples. Você notará que o tempo de preparo é bem curto, e você não precisará de muitas ferramentas. Confira:

  • Primeiramente, vale destacarmos que uma boa opção é você já comprar o chocolate escolhido em gotas. Isso facilita porque, caso contrário, você terá que ralar ou picar bem o chocolate.
  • Considerando isto, no entanto, para derreter o chocolate você precisará colocar um recipiente, como uma forma, por exemplo, dentro de uma panela maior com água.
  • Leve ao fogo e espere a água começar a esquentar.
  • Em seguida, coloque todo o chocolate picado dentro da forma que está em banho Maria.
  • Mexa com o auxílio de uma colher de pau, até todo o chocolate derreter.
  • O ponto certo é quando o mesmo está com uma aparência mais uniforme e homogênea.
  • Caso opte pelo chocolate puro, ensinamos aqui como fazer a temperagem.
  • Pronto! Seu chocolate estará pronto para ser utilizado em suas receitas.

 

A qualidade do chocolate também importa

 Agora que você pode conhecer qual é o melhor tipo de chocolate para derreter, surgem alguns questionamentos e apontamentos importantes. Afinal, a qualidade do chocolate também importa, não é mesmo?

Sendo assim, mesmo que seja para consumo doméstico, opte sempre por chocolates mais puros.

Eles trazem menos risco para a sua saúde e a de sua família. E, embora não seja para fazer produtos para venda, o seu consumo próprio também merece qualidade.

A não ser, no entanto, que o chocolate derretido seja o complemento de outra sobremesa. Caso contrário, o excesso do consumo de fracionado e hidrogenado pode acarretar em problemas de saúde.

Além disso, sabemos que qualquer consumo exagerado é prejudicial. Atente-se ao equilíbrio e a moderação. Estes pontos são importantes para poder usufruir do sabor do chocolate sem medo e sem culpa.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *