o que é chocolate de alfarroba?

O Que é Chocolate de Alfarroba?

Você sabe o que é chocolate de alfarroba? Não? Então você precisa conhecer!

Afinal, estamos sempre em busca de alimentos mais saudáveis para nós, principalmente no que tange as guloseimas, não é mesmo? E, nesse caso, encontramos uma opção que poderá lhe ajudar a manter a saúde e o prazer de um bom chocolate.

Duvida? Então acompanhe o nosso artigo, pois vamos lhe explicar tudo sobre este tipo de chocolate que tem demonstrado benefícios para a saúde – além de um incrível sabor.

 

O que é chocolate de alfarroba?

De maneira sucinta, a alfarroba é um tipo de vagem que pode ser utilizada como substituta do cacau, em praticamente todas as receitas. Afinal, além de ser considerado um chocolate vegano (já que é feito sem nenhuma adição de produtos de origem animal), é ainda uma opção menos calórica para a produção desta guloseima.

Dentro de cada uma dessas vagens, encontramos cerca de 15 sementes de cor parda, chamadas de quilates. Recebem este nome, pois antigamente eram utilizadas para avaliar o peso de jóias, devido a sua uniformidade e peso leve.

A partir dessas sementinhas temos a produção de um pó, e este é utilizado para produzir o produto final que tem a consistência e a textura semelhante a do chocolate provindo do cacau.

Apresentando, desse modo, grandes diferenças na quantidade de açúcares e gorduras, quando comparado ao verdadeiro chocolate feito de cacau.

 

Chocolate de alfarroba é saudável?

A resposta mais direta para isso é: Sim!

O chocolate de alfarroba é, sem dúvida, muito mais saudável do que o chocolate tradicional que consumimos. E sabe por quê? Porque simplesmente este produto apresenta os seguintes benefícios:

 

Rico em fibras

O chocolate de alfarroba é rico em fibras, o que proporciona uma digestão muito mais lenta do alimento. Essa digestão lenta, no entanto, é responsável por inibir a oscilação brusca dos níveis glicêmicos no sangue.

Desse modo, diabéticos podem usufruir do sabor desta sobremesa – desde que de maneira moderada – sem temer “tanto” os efeitos colaterais de um doce qualquer, visto que não irá alterar o nível de açúcar no sangue.

Além de as fibras inibirem as alterações glicêmicas, elas ainda são capazes de diminuir expressivamente a absorção da gordura pelo nosso organismo. Desse modo, os níveis de colesterol ruim, por exemplo, não são alterados e muitas vezes podem até ser melhorados com o consumo moderado e regular desta sobremesa.

 

Baixo valor calórico

O chocolate de alfarroba também apresenta um baixo valor calórico, o que é muito importante para quem está em busca da perda de peso saudável.

Apesar de ter mais açúcares naturais do que o cacau, a alfarroba tem menos gordura.

E, afinal, a gordura é sempre muito mais calórica que o açúcar em si. Sendo que 1 grama de açúcar branco possui aproximadamente 4 kcal (quilocalorias), e 1 grama de gordura possui aproximadamente  9 kcal.

 

Não contém cafeína

O chocolate de alfarroba não apresenta substâncias estimulantes, como a cafeína, por exemplo.

E sabemos que, em excesso, a cafeína pode desencadear diversos problemas em nosso organismo, como insônia, irritabilidade, problemas estomacais, etc.

 

Sem glúten

Não apresenta glúten em sua composição, o que a torna uma ótima opção para ser consumida por pessoas que sofram com algum tipo de restrição alimentar.

 

Rico em vitaminas e nutrientes

Além de todos esses pontos, o chocolate de alfarroba é ainda rico em vitaminas, como a vitamina B1 e B2. Ambas são responsáveis pelo funcionamento do nosso sistema nervoso e coração, além de melhorar o nosso metabolismo e queima calórica como um todo.

Outras vitaminas e nutrientes que encontramos são: vitamina A, cálcio, ferro e magnésio, importantes para manter o nosso corpo protegido e livre de agentes causadores de diversas doenças, como cânceres.

 

Ótimo para hipertensos

Não contém sódio, diferente do chocolate de cacau, podendo ser consumida por pessoas que sofram de hipertensão, por exemplo.

 

Efeito antioxidante

Por fim, o chocolate de alfarroba é ainda um poderoso antioxidante para o nosso organismo, mandando os radicais livres para fora do nosso corpo, protegendo-o.

E todos esses benefícios, no entanto, nos dão respaldo para um consumo mais saudável de uma sobremesa tão querida por todas. Afinal, não dá para viver sem um bom chocolate, não é mesmo?

E que tal ter essa possibilidade, baseando-se em um alimento tão saudável quanto o chocolate de alfarroba?

 

Onde encontrar chocolate de alfarroba?

Encontrar o chocolate de alfarroba não é muito difícil, você só precisa buscar esta alternativa em lojas que vendam produtos naturais e veganos, por exemplo. Pois ainda não encontramos nos mercados tradicionais – pelo menos na grande maioria.

Se você optar ainda por fazer a compra pela internet, existem diversas lojas naturais que vendem o chocolate de alfarroba em barra, gotas, pó, etc. A Tudo Saudável é uma delas. Nela você encontra uma infinidade de alternativas deste doce saudável e nutritivo.

Outra opção é comprar nas lojas Americanas, que também disponibiliza diversas marcas de chocolate de alfarroba.

 

Sobremesa saudável? É só começar!

Agora que você já conheceu todos os benefícios deste chocolate, é hora de se engajar em uma sobremesa mais saudável, não é mesmo? Portanto, comece a substituir o chocolate de cacau pelo de alfarroba gradativamente, já que poderá sentir muita diferença no sabor, no início.

Porém, com o passar do tempo você notará que o chocolate feito de alfarroba é delicioso e, mais importante do que isso, muito saudável! Valendo à pena o seu investimento.

Lembre-se: você estará investindo muito além de uma sobremesa. Você estará investindo em sua saúde e bem estar de modo geral!

Só não se esqueça de consumir moderadamente, ok? Pois apesar de ser um doce saudável, todo excesso pode ser prejudicial.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *