trufa chocolate

Qual é o Melhor Chocolate Para Fazer Trufas? (Tipos e Marcas)

Definir qual é o melhor chocolate é uma tarefa polêmica, pois o melhor chocolate para mim pode não ser o melhor para você. Mas em uma coisa temos que concordar: existe um tipo de chocolate mais indicado para cada preparo.

Por exemplo, tem um chocolate que é o melhor para fazer ovos de páscoa, outro que é ideal para bombons e trufas e aquele que é o mais usado para fazer recheios ou coberturas.

Com tantas opções no mercado, de marcas e tipos diferentes de chocolate, fica difícil decidir né? Mas ao chegar ao fim desse post você com certeza vai estar mais preparado para encontrar a melhor opção para você.

 

O melhor chocolate para trufas 

Se o seu objetivo é preparar deliciosas trufas para vender e para isso está pesquisando o melhor chocolate para usar como ingrediente, a primeira coisa que você precisa saber é que os mais recomendados são os chocolates puros.

O chocolate puro, também conhecido como chocolate nobre, é aquele que contém pelo menos 25% de cacau em seus ingredientes, de acordo com o que determina a lei brasileira. No país, esse é o percentual mínimo para que o chocolate seja chamado de “verdadeiro”.

Além de ser mais saboroso esse tipo também é o que tem mais qualidade sendo um dos queridinhos por quem trabalha com confeitaria.

Normalmente, o chocolate puro é encontrado nas prateleiras vendido em barras.

Na versão chocolate amargo, em que a porcentagem de cacau costuma ser bem mais alta que os 25% exigidos pela lei, a pureza do chocolate é ainda maior.

Essa variedade também é mais indicada por nutricionistas como sendo a mais saudável, pois não a adição de outros ingredientes que em excesso podem ser prejudiciais à nossa saúde como, por exemplo, o açúcar é bem menor.

As principais marcas de chocolates comercializam o tipo puro e você pode encontrá-los tanto em lojas especializadas no ramo de confeitaria quanto em lojas online.

 

Melhores marcas de chocolate para trufas

Marcas como Garoto, Nestlé e Harald estão entre as mais populares no gosto de quem trabalha com chocolates profissionalmente.

Se você vai iniciar um pequeno negócio de trufas, o chocolate puro apesar de ser o mais indicado pode não ser tão viável, pois como tem um custo mais alto, vai acabar encarecendo o preço final do seu produto.

Se esse é o seu caso, uma boa dica pode ser fazer uma mistura de chocolate puro com o chocolate fracionado.

Esse tipo de chocolate nada mais é do que aquele que leva outros ingredientes além do cacau em sua composição. Esse tipo de chocolate costuma ser visto como vilão pelos nutricionistas, pois se consumido em excesso pode aumentar os riscos de diabete, obesidade e os níveis de colesterol.

Mas voltando à dica de mistura, para ter uma receita mais barata e ainda assim muito saborosa de chocolate para trufas, você pode misturar o chocolate fracionado da Harald, por exemplo, que tem um ótimo custo-benefício e é vendido sob a marca Top, com o chocolate puro de sua preferência.

Para a receita, para cada 1 kg de chocolate fracionado misture 150g de chocolate puro ao leite ou meio amargo, levando em conta a preferência do seu cliente. Vale lembrar que o chocolate ao leite é o mais vendido por aqui e o preferido no paladar dos brasileiros.

Agora que você aprendeu qual o melhor chocolate para as suas trufas e uma forma de reduzir custos mantendo a qualidade do seu produto, continue acompanhando nossos artigos para saber tudo sobre o universo dos chocolates.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *