significado de chocolate

Significado de Chocolate – Aprenda Qual é

Você conhece o verdadeiro significado de chocolate? Sabe a história do doce mais conhecido do mundo? Não? Então te convidamos a acompanhar o nosso artigo e descobrir a resposta para estas questões.

Afinal, sabemos que por trás de um presente em forma de chocolate, muitos significados podem estar presentes. Sejam eles amor, afeto, carinho, amizade, etc.

Considerando isso, no entanto, confira em nosso artigo o significado de chocolate e tudo mais sobre esta guloseima deliciosa.

 

Significado de Chocolate

 

A história do significado de chocolate ainda não apresenta uma conclusão precisa dos historiadores. Entretanto, diversos estudiosos afirmam que a origem deste nomenclatura vem da civilização maia.

Inicialmente o cacau era, no entanto, utilizado como um suco amargo, pelos maias. Na qual era denominada de kab e kaj.

Entretanto, os espanhóis, ao chegarem as Américas, se depararam com algumas dificuldades para pronunciar diversas palavras. Sendo assim, a bebida feita a partir do cacau obteve uma nomenclatura aumentada, com o acréscimo de algumas letras.

Esse acréscimo, no entanto, facilitaria a pronuncia, sendo um dos primeiros passos para o tão conhecido chocolate.

Evoluindo assim, para kabkajuatl e, mais tarde, para cacauatl. Este último, por sua vez, já começava a se assemelhar a nomeação atual do nosso queridinho doce.

Na Europa, entretanto, a bebida amarga produzida a partir do cacau não agradava muito os paladares. Sendo assim, foram acrescentados outros ingredientes a formulação deste produto.

O açúcar e o leite passaram a ser misturados, e assim nasceu a bebida quente do cacau. Naquela época, no entanto, era nomeado como chacauhaa, sendo que chacau significa quente e haa bebida.

Dessa maneira, com o passar do tempo a nomeação desta guloseima tão adorada foi ganhando a “forma” que conhecemos hoje.

Entretanto, o significado do chocolate surge, dessa maneira, a partir da junção de bebida e quente, que deu origem ao nosso inigualável chocolate quente.

 

Breve história do chocolate

 

O chocolate que conhecemos tem a sua produção que perdura mais de três mil anos. Tendo origem no cultivo do cacaueiro nativo do México, América Central e América do Sul.

Inicialmente o cacau era apenas utilizado para produzir uma bebida quente, na qual se adicionava baunilha ou pimenta. Todavia, era considerada como afrodisíaca e uma ótima opção para combater o cansaço.

Houve um momento histórico ainda em que as sementes de cacau eram utilizadas como moedas, pela civilização Maia.

Sendo assim, naquela época, com 100 favas de qualidade podia-se adquirir um escravo, e com apenas 10 era possível comprar um coelho.

O chocolate, no entanto, perpassou diversos caminhos antes mesmo de chegar aqui no Brasil. Seu caminho inicial partiu da América para a Europa.

Foi em 1519 que os espanhóis passaram a conhecer a utilização do cacau, levando o mesmo para o seu continente.

Ao experimentarem a bebida sem açúcar e sem leite dos indígenas, os europeus “torceram o nariz”. Com o seu paladar, digamos, mais delicado e adocicado, os europeus fizeram questão de incrementar a receita tradicional do suco de cacau.

Foi assim que surgiu o chocolate quente que conhecemos hoje.

Inicialmente sua produção era mantida em sigilo, e apenas aristocracia local tinha acesso a tal bebida. Porém, mais tarde, o doce passou a percorrer diversos outros países, como a Itália e a França.

Assim surgiam as “casas de chocolate”, que passaram a crescer e se espalhar por toda a Europa.

Com o passar do tempo, a demanda da produção de cacau cresceu muito, abrangendo novas fontes e países para tal produção.

Assim sendo, diversas outras regiões passaram a ter acesso ao tão querido cacau. Sua produção cresceu e foi apenas em no século XVII que o doce foi introduzido no Brasil, trazido pelos portugueses.

Entretanto, o cultivo brasileiro em larga escala ocorreu somente no século XIX. Desde então, toneladas e mais toneladas são produzidas ano após ano.

 

Significado de chocolate: um presente que pode significar muito

 

O chocolate apresenta uma rica história com um longo caminho que fora percorrido. Todavia, o seu significado enquanto presente é essencialmente “amoroso”.

Presentear alguém com este doce tão requintado demonstra um afeto pela pessoa que recebe. Um afeto transparecido no doce e no sabor de um bom chocolate.

Afinal, a gente sabe que carinho e amor são demonstrados exatamente dessa forma: a partir de um aconchego, conforto e doçura.

Sabemos, todavia, que receber um chocolate transparece exatamente este sentimento: o de aconchego e o conforto de desfrutar um delicioso doce com quem gostamos.

Sendo assim, nada como entregar um pouco de carinho e afeto através desta guloseima tão conhecida. É praticamente impossível não se apaixonar por uma lembrança tão prazerosa de ser consumida!

Aposte em um bom chocolate e presenteie quem você ama.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *