tipos de bombons

Tipos de Bombons – Conheça os Principais

Que comer e até se lambuzar com um bombom é uma delícia, todos nós sabemos.

Porém, você já parou para pensar em quantos tipos de bombons existem?

Fique de olho em nosso post para conhecer os principais.

 

Descubra os tipos de bombons

Os bombons marcam a nossa infância, são presentes bastante comuns entre casais apaixonados e, quando feitos com chocolate de qualidade, podem até arrancar suspiros de quem os come.

O bombom é um doce composto basicamente por um recheio envolvido por uma camada de chocolate. Seu diferencial fica mesmo por conta das inúmeras possibilidades de recheios, que variam de acordo com o país em que é feito ou com a criatividade do mestre chocolateiro.

Além disso, quanto ao seu formato não existe regra. Os bombons podem ser quadrados, redondos, ovais, entre outras. Desde que a sua forma não descaracterize a sua essência: a do pedaço de chocolate que cabe na ponta dos dedos, com um recheio ao meio.

A seguir, confira os principais tipos de bombons mais facilmente encontrados:

Fondants: recheio que é caracterizado por uma massa mole de açúcar e podendo ter uma grande variedade de sabores, como frutas, leite, menta, entre outros.

Boiling: os bombons deste tipo são os recheados com ingredientes que passaram por ebulição (boiling, em inglês) Ou seja, recheios que foram previamente fervidos, como os de caramelo.

Croquant: são os tipos de bombons crocantes, que levam pedaços de castanhas, nozes, amêndoas ou outras iguarias desse tipo em seu recheio.

Marzipã: do italiano marzapane, é o tipo de bombom em que o recheio se resume a uma pasta feita de amêndoas moídas, açúcar e claras de ovos, para em seguida ser formada em diversos formatos.

Pralinê: o nome vem do francês pralinés, que significa um doce a base de castanha coberta com açúcar cristalizado. Tornou-se um tipo de bombom graças aos belgas, que envolveram o preparado a base de castanhas com o seu famoso chocolate.

Nougat: os bombons do tipo nougat também são conhecidos pelos brasileiros como torrone. Sua consistência pode variar bastante, sendo macia ou até mesmo crocante. Normalmente levam açúcar ou mel, castanhas assadas, claras em neve e em alguns casos frutas cristalizadas.

Gianduia: é o tipo de bombom recheado com uma mistura de 70% de chocolate e 30% de creme de avelã.

 

Trufa é um tipo de bombom?

Para quem imaginou que ia encontrar as maravilhosas trufas na lista acima, há uma explicação básica para elas não terem aparecido.

Tal fato se deve basicamente porque trufas e bombons não são a mesma coisa!

Apesar de ambos terem origem francesa, serem semelhantes nos sabores e, muitas vezes, até nas opções de recheios, os bombons se resumem a qualquer tipo de doce recoberto por chocolate e foram criados muito tempo antes.

Já as trufas têm mais algumas particularidades e sua receita tradicional, obrigatoriamente, deve levar conhaque.

Esse doce foi criado inspirado na frutificação de um tipo de cogumelo encontrado na Europa, chamada trufa, e que possui sabor adocicado.

Por isso que as trufas normalmente tem uma aparência sofisticada, na tentativa de reproduzir as trufas dos cogumelos.

Sua receita basicamente leva ganache, conhaque e cobertura de chocolate derretido. Também é bastante comum que se polvilhe chocolate em pó em cima.

 

Ingredientes básicos para preparar bombons

Apesar de ingredientes que se repetem em todas as receitas, os bombons apresentam muitas variações entre si, seja no sabor ou na qualidade. Isso porque nem todos usam chocolates nobres para preparar os bombons, que é o mais indicado para produzir o doce.

Às vezes, para reduzir custos, algumas pessoas acabam se utilizando do chocolate hidrogenado para produzir os bombons e, com isso, acabam reduzindo também os seus atributos.

Os recheios mais comuns costumam ser de amendoim, amêndoas, avelãs, nozes, castanhas de todos os tipos, leite, coco, licores, caramelo e até frutas, sejam elas frescas, secas ou cristalizadas.

 

Receita de bombom de leite condensado

Ingredientes:

  • 300 gramas de chocolate meio amargo picado;
  • 2 latas de leite condensado;
  • 2 gemas de ovo;
  • 1 colher (sopa) de margarina;
  • 3 colheres (sopa) de castanha-do-Pará picada.

Modo de preparo:

Derreta o chocolate em banho-maria e depois reserve. Em uma panela, coloque o leite condensado, as gemas e a margarina. Leve ao fogo, mexendo sempre até soltar do fundo da panela. Deixe esfriar e junte a castanha-do-Pará, faça bolinhas e banhe no chocolate. Deixe secar e sirva.

Espero que tenha gostado de conhecer os principais tipos de bombom e se inspirado para fazer os seus.

Quer saber qual é o melhor bombom do mundo? Leia o nosso artigo e descubra.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *